terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Super Câmera

Câmera digital que tira fotos com 1,4 bilhão de pixels vai monitorar asteróides que ameaçam a Terra.

O Massachusetts Institute of Technology exibiu uma super câmera digital com capacidade de captar fotos com até 1,4 bilhão de pixels.

A câmera usa 4 sistemas ópticos com 1,8 metros de diâmetro e envia as imagens captadas para um data center gerenciado por um super computador.

O objetivo do projeto, que começa a funcionar a partir de dezembro, é monitorar o movimento de asteróides no espaço e emitir alertas caso algum objeto entre em rota de colisão com o planeta Terra.

A super câmera vai funcionar num observatório astronômico construído numa das ilhas do arquipélago do Havaí. A cada mês, a câmera terá fotografado todo o espaço visível a partir da Terra três meses.

Um aplicativo vai detectar qualquer objeto que tenha mais de 300 metros de diâmetro e calcular sua trajetória a partir da localização do objeto em diferentes fotos.

O equipamento faz parte de um projeto que visa proteger o planeja do impacto de asteróides e outros elementos que possam, em tese, ameaçar a vida da humanidade ou de parte dos seres vivos no planeta.


Apesar de poder calcular os riscos existentes no entorno da Terra, o sistema de observação não é acompanhado de nenhum projeto bélico que, em tese, possa destruir um asteróide em rota de colisão com a Terra, livrando o planeja de uma eventual colisão espacial.

Fonte: (1)

3 comentários:

Anônimo disse...

E eu achava que minha 8 mp era uma das boas!

Anônimo disse...

Agora posso dormir mais tranquilo sabendo que estaremos a salvo dos meteoros!!! hehehe

Caroline disse...

tô achando minha maquininha um lixo...snif, snif..