terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Padaria Santo Antônio

Navegando hoje na web deparei-me com um artigo da Veja Belém sobre a Padaria Santo Antônio e que descreve que a foccacia é o pão mais famoso da padaria. Concordo plenamente, a foccacia da Santo Antônio é irresistível, todos os finais de semana vamos até a Quintino comprar foccacia de sal grosso e alecrim, bombas de chocolate e doce de leite e o ma-ra-vi-lho-so pão italiano. Segue o artigo:

Instalada num casarão em estilo colonial, construído no século XIX, a casa da Quintino Bocaiúva funciona como livraria, padaria e cafeteria. As paredes vermelhas de reboco aparente, o pé-direito alto e as vigas de madeira de demolição dão charme à rústica decoração. Como em uma mercearia antiga, os preços dos produtos são escritos com giz em caligrafia artística em quadros-negros fixados nas paredes.

Quem assina as receitas dos pães da casa é o chef-proprietário Américo Barata. Nascido em Portugal, ele fez cursos de gastronomia e hotelaria na Itália e em São Paulo. A sua receita mais famosa é a da foccacia tradicional, temperada com alecrim e sal grosso. Outro destaque é o pão de campanha, feito com diversas fibras e cebola. O chef explica que os pães da casa passam pelo processo de fermentação natural – a massa fica fermentando durante 24 horas antes de ir ao forno. Ao todo, são cerca de cinqüenta itens, entre doces e pães.

No fim de semana, a produção chega a ser de setenta tipos. Saem oito fornadas por dia: a primeira é às 6 e a última, às 18 horas. Na cafeteria, são servidos salgados, quiches, sanduíches, tortas e tarteletes. E, para quem quer abastecer a despensa, a casa também vende queijos importados, carnes, azeites, frios e patês.

O proprietário, que tem um programa semanal de TV sobre gastronomia, prevê abrir agora em junho um restaurante português num espaço anexo ao Armazém. Para isso, chamou o chef português Carlos Gomes para comandar a cozinha. No mesmo complexo, funcionará ainda uma temakeria. O Armazém Santo Antônio foi eleito pelo júri de VEJA Belém o lugar que serve o melhor pão da cidade.

Para quem não sabe onde fica segue o endereço:

Travessa Quintino Bocaiúva, 1696-A, entre a Rua Braz de Aguiar e a Avenida Nazaré, Nazaré, (91) 3224-5281. 6h/21h (dom. a partir das 7h).

Algum visitante do Blog freqüenta a Santo Antônio também?

Fonte: (1)

7 comentários:

Caroline Meira disse...

Eu frequento essa padaria...sou louca por foccacia de alecrim....hummmmmm

Gi Gi disse...

Essa padaria só faz coisas deliciosas...eu amo as bombas de doce de leite

Junior Melo disse...

Realmente, é demais a Santo Antonio !!!

Anônimo disse...

é bom pra quem tem din-din, porque os preços são bem caros....

Ceifador Sinistro disse...

Discordo do Anônimo, por ser uma padaria na Quintino, até que os preços são bem acessíveis...Anônimo, para de comprar pão na feira e gasta seu dinheiro com comida boa.....huahuahuahua

Adriana Monteiro disse...

HAUHAUHAUAHUA Ceifador Sinistro, falou e disse...10 pra Padaria Santo Antonio....

Mario Breithaukf disse...

É tudo de bom, principalmente par ao café de sabado a noite! eu amo!!!