sábado, 6 de dezembro de 2008

Chá branco ou verde?

Branco ou verde: qual o melhor chá?

O chá branco tem maior poder diurético e antioxidante

Há quem acredite que o chá branco emagreça mais do que o chá verde. Extraídas da mesma erva Camellia sinensis, as duas bebidas, no entanto, têm efeito similar na perda de peso. Especialistas afirmam que a grande vantagem do chá branco está em seu forte potencial diurético e antioxidante, que o coloca um passo a frente do chá verde em ganho de qualidade de vida.

Segundo a nutricionista Alessandra Toledo, da rede Mundo Verde,os dois chás contribuem para o emagrecimento por possuírem uma substância termogênica similar à cafeína que ativa o metabolismo, acelerando a queima de calorias. Mas os especialistas alertam que nenhum dos dois faz milagre.

Para que a bebida tenha efeito, são necessárias três xícaras (200ml) por dia. Ainda assim, os chás serão apenas aliados da sua dieta. Exercícios físicos regulares e um cardápio equilibrado são fundamentais para que se perca peso com saúde.

Já a nutricionista Fabiana Schmidt alerta para o perigo do consumo exagerado, especialmente no caso de pessoas com tendência à pressão baixa. "O chá em excesso tem a capacidade de baixar a pressão arterial, provocando sonolência, por exemplo", comenta.

Mais saudável e saboroso
Mas, afinal, por que o chá branco tem sido eleito o "queridinho" de quem quer manter a boa forma? Mais diurético do que o verde, esse chá tem grande capacidade de reduzir o inchaço. "Assim, há uma sensação de perda de peso, quando, na verdade, o organismo apenas eliminou líquidos", conta a nutricionista Fabiana. Além disso, o branco tem um sabor mais adocicado e agradável ao paladar.

A maior vantagem de todas, porém, é seu poder antioxidante. Ao contrário do chá verde, o chá branco é colhido ainda broto, dispensando etapas durante o processamento que eliminam parte dos antioxidantes naturais.

A erva mantém, então, seu alto teor de flavonóides, que auxiliam no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelas doenças degenerativas. "O chá branco tem um efeito antioxidante maior do que o chá verde, que sofre uma pequena oxidação quando exposto ao vapor no momento da colheita e preparo", explica Alessandra.

Benefícios compravados:
- Auxilia na digestão;
- É diurético;
- Previne cáries;
- Previne o envelhecimento precoce e doenças degenerativas;
- Previne problemas cardiovasculares;
- Protege a pele dos efeitos nocivos do sol;
- Tem ação termogênica - o que acelera o metabolismo.

Serviço:
- Alessandra Toledo - nutricionista

- Fabiana Schmidt - nutricionista

Fonte: (1)

5 comentários:

Caroline disse...

Como diria minha falecida vó...as duas qualidades de chá são muito boas...

Anônimo disse...

Eu tomo chá verde todos os dias, faz parte da minha rotina, agora, mais ainda...

Anônimo disse...

Já é conhecido e comprovado os benefícios dos chás...só que eu acho que tem que tomá-los em grandes quantidades, ou não ???

Caroline disse...

Ceifador, você não deveria deixar comentários neste post... já que é assumidadmente um adepto das cervejinhas geladas... o chá faz parte dos alimentos naturebas...huahauhauhau

Anônimo disse...

Eu até que tentei tomar o chá verde todos os dias...mas, pelo amos de Deus...é muito ruimmmmmm... ainda bem que eu li aqui que o chá branco é "menos ruim" que o verde... vou tentar criar o hábito novamente...