terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Nicolau Copérnico

Rosto de Copérnico é recriado a partir de restos mortais

Pesquisadores poloneses e suecos confirmaram que os restos humanos encontrados há três anos na catedral de Frombork, no norte da Polônia, pertencem ao astrônomo Nicolau Copérnico, que morreu em 1543.

Os cientistas analisaram o DNA de vários pêlos encontrados no livro Calendarium Romanum Magnum, de Johannes Stoeffler, e acharam as mesmas seqüências em um dente e em um osso descobertos no templo.

Pesquisadores divulgaram reconstituição computadorizada do possível rosto de Copérnico

"Agora temos a certeza de que o crânio achado em Frombork é o de Nicolau Copérnico", disse em coletiva de imprensa o professor Jerzy Gassowski, do Instituto de Arqueologia de Pultusk, que em 2005 descobriu os restos na catedral Frombork que atribuiu a Copérnico.

Gassowski baseou então sua teoria na existência de um retrato de Copérnico onde o erudito parecia ter o nariz quebrado e no fato de que o crânio enterrado na catedral tinha também o osso nasal partido, além de outras lesões que poderiam ser atribuídos ao polonês.

Com o achado, se confirma a teoria do professor de Pultusk e se põe fim à incógnita histórica sobre o lugar no qual foi enterrado o astrônomo criador da teoria heliocêntrica do sistema solar e autor De Revolutionibus Orbium Coelestium ("Das revoluções das esferas celestes", na tradução livre).

Copérnico foi o primeiro a afirmar que os planetas giram entorno de si mesmos e ao redor do Sol, o que lhe rendeu a alcunha de pai da astronomia.

Fonte: (1)

10 comentários:

Caroline disse...

Que show....será que podem recriar outros rosots famosos tb ???

Anônimo disse...

Acho que se tiverem o DNA, podem sim...

Anônimo disse...

Acho que o DNA é a grande descoberta do século, pode-se fazer, recriar e criar tudo a partir dele....

Caroline disse...

Agora, vamos combinar, ele era bem feinho....huahuahauh

Newstein disse...

Tenho um tio que mora em Luis Alvez (SC), que é a cara do Nicolau Copérnico, explicação o tio também é italiano, reconhece de longe apenas pelo nariz! hehehe

Anônimo disse...

égua do homemzinho feio....tu é doido !!!1

Anônimo disse...

Michanga de napa...hauhauha

Anônimo disse...

Michanga de napa...hauhauha

Anônimo disse...

Isso sem falar que é torto...huhauhauha

Anônimo disse...

Cara, quem vivia perto dele sofria de problemas respiratórios!!!