domingo, 4 de janeiro de 2009

Vento Polar

Milhares de toneladas da atmosfera são perdidas no espaço anualmente

Vento Polar

A idéia que se tinha da Terra como uma esfera fechada, apenas recebendo um afluxo constante de partículas cósmicas e solares, acaba de ser desfeita. Um processo constante de troca com o espaço exterior ejeta milhares de toneladas de gases da atmosfera em direção ao espaço a cada ano, através de um processo chamado vento polar.

O vento polar mais se parece com uma suave brisa que impulsiona íons de hélio, hidrogênio e oxigênio para as altas camadas da atmosfera. Esse fluxo já havia sido medido por satélites de baixas altitudes, mas os cientistas não sabiam que rumo ele tomava acima dessas altitudes. Acreditava-se que ele de alguma forma retornava em direção à superfície da Terra.

Sem ameaças à atmosfera

Agora, um grupo de cientistas suecos e norte-americanos, utilizando dados dos satélites do European Clusters, descobriu que o vento polar continua indefinidamente em direção ao espaço. As medições detectaram a presença do vento, levando as partículas de hélio, hidrogênio e oxigênio, numa altitude quase 10 vezes maior do que o diâmetro da Terra.

"O vento polar não representa uma ameaça à atmosfera," explica o coordenador do estudo, Erik Engwall. Mesmo alcançando cifras de milhares de toneladas anuais, o vento polar não representará nenhuma alteração radical em nossa atmosfera mesmo levando em consideração todo o tempo de vida que ainda resta ao Sistema Solar.
Fonte: (1)

Imagem: NASA/ESA]
Milhares de toneladas da atmosfera são perdidas no espaço anualmente


8 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, vamos ficar sem ar!!!

Astrônomo de plantão disse...

Sei não, perdendo ton. e afirmar que não representa risco a atmosfera terrestre???

Galego disse...

Um dia nossa atmosfera vai acabar, se eh assim como estão discutindo na reportagem!!!

Ceifador Sinistro disse...

EU NÃO QUERO MORRERRRRRRRRRR, ainda mais se for asfixiado...huahuahuahuah

Anônimo disse...

Eu quero viver e sem falta de ar!

Surfer disse...

Caraca meu irmão, será que um dia vai faltar ar????

dinho disse...

NOS VAMOS MORRRRRRRRRRRRRREEEEEEEEERRRREEEEEEEEEEEE ,,,, COMO DIZ O TIRIRICA

Dyo disse...

Gente ele disse para não se preocupar com isso porque não terá nenhuma mudança radical na atmosfera até o fim do sistema solar, ou seja, só quando acabar o sistema solar e aí morrermos queimados pela explosão do Sol, é que nós devemos nos preocupar com a falta de ar no mundo kkkkkkkkkkkkkk