sábado, 3 de janeiro de 2009

Galáxia Andrômeda

Mesmo sendo espetacular, a galáxia Andrômeda, mais conhecida pelos astrônomos como M31, não é a maior, nem a mais brilhante, nem a mais distante da Terra - na verdade, ela é a mais próxima de nós, a uma distância de 2,5 milhões de anos-luz. Então o que teria feito com que ela fosse parar no Guinness Book, o livro dos recordes?

O feito se deve a Robert Gendler, que capturou esta imagem que se tornou a fotografia de mais alta resolução já feita de uma galáxia espiral - 21.904 x 14.454 pixels - o que a levou para o livro dos recordes.

A versão original consome mais de um gigabyte de espaço em disco para ser armazenada. Aqui, obviamente, ela está muito reduzida e não é possível dar o zoom para ver detalhes das estrelas e outras galáxias que a gigantesca imagem original permite.

Ao contrário da maioria das galáxias, que estão se separando, Andrômeda e a nossa Via Láctea estão na verdade se aproximando uma da outra. Em alguns bilhões de anos as duas deverão se cruzar, arrancando estrelas e sistemas planetários umas das outras ou até mesmo colidir diretamente.

Utilize os links a seguir para obter fotos da galáxia andrômeda em outras resoluções:

6 comentários:

Anônimo disse...

Sou aficionado pelo universo, adoro a M31!!!

Anônimo disse...

é linda mesmo....

Anônimo disse...

Caraca, esse cara mereceu mesmo ir para o Livro dos Recordes....

Anônimo disse...

Se vivermos milhares de anos, poderemos ver ela cada vez mais perto!

Anônimo disse...

Sou apaixonado pela galáxia de Andrômeda!!!

Anônimo disse...

ops, esqueci, Atuante, valeu pelos links, obrigado!!!