sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mostra de Picasso

Sucesso de mostra de Picasso faz museu francês abrir 24 horas

Devido ao grande sucesso da exposição "Picasso e os Mestres", em Paris, o Museu do Grand Palais ficará 24 horas aberto durante os últimos quatro dias da mostra, desde a manhã desta sexta-feira até a noite da segunda-feira.

Essa é a primeira vez na França que uma exposição fica aberta mesmo durante toda a madrugada por vários dias consecutivos.

A mostra já atraiu 750 mil pessoas desde sua inauguração, em outubro. Durante todo este período, longas filas se formavam diante do museu – nos fins de semana, a espera chegava a cinco horas.

Por causa disso, e da dificuldade para encontrar ingressos com hora marcada à venda na internet, os organizadores estimam que a iniciativa deve permitir que um grande número de pessoas ainda visite a mostra.

Esgotados

Quase todos os ingressos nos horários noturnos para o próximo fim de semana à venda na internet já foram esgotados, segundo a administração do Grand Palais, o que representa mais de 17 mil entradas.

Mas ainda é possível encontrar ingressos no próprio museu, sem horário reservado, e aguardar na fila para entrar, esperando que durante a madrugada haja menos pessoas.

Devido ao grande público, o Grand Palais decidiu, pouco tempo após a inauguração, antecipar o horário de abertura da exposição e prorrogar a hora do fechamento à noite, além de não ter fechado em nenhum dia da semana durante as festas de fim de ano.

A exposição não pôde ser prorrogada porque as obras emprestadas para a ocasião por grandes museus internacionais e colecionadores particulares precisam ser devolvidas.
Oportunidade rara
A mostra é considerada um dos maiores eventos culturais na França nos últimos tempos por ser uma rara oportunidade para ver, lado a lado, quadros de Picasso e obras de grandes mestres da pintura, como Manet, Cézanne, Van Gogh, Vélazquez, Rembrandt, Goya e Tiziano.

A exposição reúne 210 quadros e revela como obras-primas desses artistas inspiraram o trabalho de Picasso.

"Picasso e os Mestres" é uma das exposições mais caras realizadas na França, ao custo de 4,4 milhões de euros.

Entretanto, é uma das mais rentáveis: ela gerou um lucro de 1 milhão de euros para a entidade que administra os museus nacionais da França.
Fonte: (1)

Veja fotos de obras da exposição:

Picasso e os mestres reúne obras do mestre espanhol inspiradas em quadros famosos. Na foto, a versão de Picasso (dir) para o quadro A Infanta Margarita, de Vélazquez.


O quadro Madame Moitessier (esq), feito por Ingres em 1856 serviu de inspiração para a obra Grande nu no sofá vermelho (dir) que Picasso produziu em 1929.


A obra Maya Desnuda, de Goya (acima) inspirou Picasso a pintar Nu deitado brincando com um gato. Na mostra, o quadro de Goya estará ao lado da obra Olympia, de Monet, pela 1ª vez na história.


A exposição apresenta a inspiração e o confronto da obra de Picasso com a de outros grandes mestres da pintura. Acima, a obra Um Matador, de Manet, e a versão de Picasso.


Acima, a obra de Picasso (dir) e o quadro de El Greco (esq) que o inspirou. A mostra Picasso e os mestres fica em cartaz no Grand Palais, em Paris, até 2 de fevereiro de 2009.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria muito de ir ao museu, mas para ver as obras dos outros mestres, e não do Picasso...pra falar a verdade, não gosto nenhum pouco do estilo dso quadros dele....

Anônimo disse...

Picasso é um gênio....

Anônimo disse...

Prefiro os outros artistas...Picasso não faz minha cabeça... para quem gosta de van Gogh...Picasso fica em segundo plano...

Anônimo disse...

Acho que o Picasso só fez sucesso por causa do nome dele....principalmente com a mulherada...hauhauhahuauhua é um nome muito sugestivo...

Anônimo disse...

Olha, na verdade eu não gosto de Picasso, acho ele muito sei lá!

Anônimo disse...

As obras dos outros artistas são mais interessantes que as dele!