sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Luneta de Galileu

Luneta usada por Galileu Galilei é exposta na Itália

A luneta utilizada pelo famoso astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) para observar os céus está exposta no Museu de História da Ciência de Florença, na Itália. O telescópio teria sido usado pelo pesquisador por volta de 1609 e 1610.

O artefato teria sido utilizado pelo pesquisador italiano por volta de 1609 e 1610

O artefato e outras atrações serão exibidas na exposição "Galileu - Imagens do universo da antiguidade do telescópio", que integra as atividades previstas em 2009 para o Ano Internacional da Astronomia. A celebração coincide com os 400 anos da primeira observação feita por Galilei.

Entre os dias 13 de março e 30 de agosto, os visitantes poderão conferir também imagens que recriam as condições vistas a partir da lente da antiga luneta, mostrando com maior exatidão como seria o universo observado pelo cientista.

Apesar de ser considerado o pioneiro em observações astronômicas, Galileu Galilei não teve vida fácil. Em sua época, foi condenado por heresia pelo Tribunal da Inquisição, conduzido pela Igreja Católica, por aderir à teoria de Copérnico. Ele também acreditava que o Sol era o centro do universo e não a Terra.
Fonte: (1)

7 comentários:

Anônimo disse...

Pôxa, queria muito poder visitar essa exposição...

Anônimo disse...

Muito legal, poder ver a luneta usada por Galileu...demais !!!

Anônimo disse...

Pena que essas coisas super interessantes só podem vistas na Europa....

Anônimo disse...

Caroline, o que o Brasil tem de história? cultura? Diga-me!!!

Anônimo disse...

Essas coisas só podem ser vistas na Europa, pois aqui no Brasil, o pessoal vai dizer que é sucata....

Anônimo disse...

Como diriam os Italianos: Mama Mia!!!

Anônimo disse...

cara eu acho que o brasil tem pouquissima cultura olha os frances italiano ingles, tem muito mais cultura do que a gente