terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Padaria Santo Antônio

Navegando hoje na web deparei-me com um artigo da Veja Belém sobre a Padaria Santo Antônio e que descreve que a foccacia é o pão mais famoso da padaria. Concordo plenamente, a foccacia da Santo Antônio é irresistível, todos os finais de semana vamos até a Quintino comprar foccacia de sal grosso e alecrim, bombas de chocolate e doce de leite e o ma-ra-vi-lho-so pão italiano. Segue o artigo:

Instalada num casarão em estilo colonial, construído no século XIX, a casa da Quintino Bocaiúva funciona como livraria, padaria e cafeteria. As paredes vermelhas de reboco aparente, o pé-direito alto e as vigas de madeira de demolição dão charme à rústica decoração. Como em uma mercearia antiga, os preços dos produtos são escritos com giz em caligrafia artística em quadros-negros fixados nas paredes.

Quem assina as receitas dos pães da casa é o chef-proprietário Américo Barata. Nascido em Portugal, ele fez cursos de gastronomia e hotelaria na Itália e em São Paulo. A sua receita mais famosa é a da foccacia tradicional, temperada com alecrim e sal grosso. Outro destaque é o pão de campanha, feito com diversas fibras e cebola. O chef explica que os pães da casa passam pelo processo de fermentação natural – a massa fica fermentando durante 24 horas antes de ir ao forno. Ao todo, são cerca de cinqüenta itens, entre doces e pães.

No fim de semana, a produção chega a ser de setenta tipos. Saem oito fornadas por dia: a primeira é às 6 e a última, às 18 horas. Na cafeteria, são servidos salgados, quiches, sanduíches, tortas e tarteletes. E, para quem quer abastecer a despensa, a casa também vende queijos importados, carnes, azeites, frios e patês.

O proprietário, que tem um programa semanal de TV sobre gastronomia, prevê abrir agora em junho um restaurante português num espaço anexo ao Armazém. Para isso, chamou o chef português Carlos Gomes para comandar a cozinha. No mesmo complexo, funcionará ainda uma temakeria. O Armazém Santo Antônio foi eleito pelo júri de VEJA Belém o lugar que serve o melhor pão da cidade.

Para quem não sabe onde fica segue o endereço:

Travessa Quintino Bocaiúva, 1696-A, entre a Rua Braz de Aguiar e a Avenida Nazaré, Nazaré, (91) 3224-5281. 6h/21h (dom. a partir das 7h).

Algum visitante do Blog freqüenta a Santo Antônio também?

Fonte: (1)

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu frequento essa padaria...sou louca por foccacia de alecrim....hummmmmm

Anônimo disse...

Essa padaria só faz coisas deliciosas...eu amo as bombas de doce de leite

Anônimo disse...

Realmente, é demais a Santo Antonio !!!

Anônimo disse...

é bom pra quem tem din-din, porque os preços são bem caros....

Anônimo disse...

Discordo do Anônimo, por ser uma padaria na Quintino, até que os preços são bem acessíveis...Anônimo, para de comprar pão na feira e gasta seu dinheiro com comida boa.....huahuahuahua

Anônimo disse...

HAUHAUHAUAHUA Ceifador Sinistro, falou e disse...10 pra Padaria Santo Antonio....

Anônimo disse...

É tudo de bom, principalmente par ao café de sabado a noite! eu amo!!!