quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Formato das Estrelas

Qual é o real formato das estrelas?

Uma das principais conquistas das crianças pequenas é aprender a desenhar uma estrela, com suas pontas. Infelizmente, a verdade é menos poética - mas não menos bela. Estrelas são esferas, assim como os planetas.

Segundo o professor de Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Charles Bonatto, enxergamos as estrelas naquele formato com pontas devido à refração da sua luz na atmosfera da Terra.

Mas essa esfera pode ser levemente achatada nos pólos, como nosso planeta, explica. "Isso ocorre porque as estrelas também giram em torno de seu próprio eixo, como a Terra. O próprio Sol é um pouco achatado nos pólos", disse Bonatto.

Pareçam elas de cinco pontas ou mais, as estrelas que enxergamos são, porém, fotografias antigas. A estrela mais próxima da Terra está a quatro anos-luz, diz o professor.

Ou seja: a luz que emite demora quatro anos para chegar ao nosso planeta, mesmo viajando a 300 mil quilômetros por segundo. "Alguns astros que vemos no céu estão tão longe que sua luz leva dezenas de milhares de anos para chegar", exemplifica Bonatto.

Quando desenhamos uma estrela, ela aparece com cinco pontas. Qual será o seu formato real?


Fonte: (1)


4 comentários:

Anônimo disse...

Olha boa pergunta! Sempre desenhei as estrelas da forma clássica!

Anônimo disse...

Buracos negros são coisas do capeta!!!

Anônimo disse...

hauhauhauhauauha coisa do capeta....huahuahuahuahhua muito boa

Anônimo disse...

xiiiii, mesmo assim, vou continuar desenhando com as cinco pontas....hauahuahuah