domingo, 22 de fevereiro de 2009

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas.

Se caracteriza pela aversão ou nervosismo em momentos nos quais o indivíduo deve empregar palavras longas ou de uso pouco comum (discussões técnicas, médicas, científicas etc), assim como evitar ou não mencionar palavras estranhas ao vocabulário coloquial.

Esta fobia pode ser causada pelo medo de pronunciar incorretamente a palavra, já que isto representa uma possibilidade de que a pessoa fique em desvantagem, seja visto como alguém de cultura inferior ou pouco inteligente, perante seus iguais. Muitas vezes, esta fobia vem acompanhada de timidez social e medo de ser ridicularizado.

A própria palavra hipopotomonstrosesquipedaliofobia representa certa ironia, visto que, além de ser longa e estranha, indica uma fobia à palavras semelhantes. Justamente por isso, para evitar problemas, as abreviaturas equipedalofobia e sesquipedaliofobia também têm sido utilizadas.

Etimologia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é constituída dos seguintes elementos:
  1. Hipopoto vem do grego hippopoto, que significa grande.
  2. Monstro é a palavra latina para monstruoso.
  3. Sesquipedali é uma forma mutilada do latim sesquipedalian que significa "palavra grande" (literalmente, "um pé e meio de largura" em latim).
  4. Fobia significa "medo".

Pesquise e compare preços e lojas que vendem: Dicionários (Houaiss, Aurélio, Português/Inglês) e sobre Fobias.

3 comentários:

Anônimo disse...

hauahuahuahuah, bizarro....

Anônimo disse...

O close do quadro "O grito", ficou d+++++, essa palavra já é uma coisa totalmente esquizofrênica...hauhauhauhauha

Anônimo disse...

ahahahahahahah, ficou muito bacana o personagem do quadro.....é assim que a pessoa sai do consultório do psiquiatra....