segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Tomate roxo

Cientistas criam tomate roxo que 'pode evitar câncer'.

Cientistas britânicos desenvolveram um tomate roxo que, acreditam, poderá ajudar a prevenir câncer.

A fruta é rica em um pigmento antioxidante chamado antocianina - encontrado também em frutas como amoras -, conhecida por ajudar a desacelerar o crescimento de células cancerígenas.

Um equipe do John Innes Centre, em Norwich, na Inglaterra, desenvolveu os tomates roxos ao incorporar genes da planta boca-de-dragão, rica em antocianina.

Fruta foi desenvolvida com gene da planta boca-de-dragão.

O estudo foi publicado na revista acadêmica Nature Biotechnology.

A antocianina se acumulou nos tomates em níveis mais altos do que os atingidos anteriormente e deu à pele e à polpa da fruta uma cor roxa intensa.

Os pesquisadores realizaram testes com ratos criados para serem suscetíveis a câncer. Os animais que tiveram sua dieta complementada com os tomates roxos viveram mais tempo do que os que comeram tomates vermelhos.

"Este é o primeiro exemplo de um organismo geneticamente modificado com um elemento que realmente oferece um benefício potencial a todos os consumidores", disse a pesquisadora Cathie Martin.

O próximo passo será testar os tomates roxos em voluntários humanos.

Repercussão

A equipe do John Innes Centre investiga maneiras de aumentar os níveis de compostos saudáveis em frutas e legumes mais consumidos.

"A maioria das pessoas não come cinco porções de frutas e legumes por dia, mas pode se beneficiar mais com aqueles que comem se frutas e legumes puderem ser cultivados com níveis mais altos de compostos ativos", disse Martin.

Lara Bennett, da organização Cancer Research UK elogiou a pesquisa, mas disse que é ainda "muito cedo para dizer se a antocianina obtida através da dieta pode realmente reduzir o risco de câncer."

Paul Kroon, do Instituto Food Research, em Norwich, disse que o estudo é "importante", mas que seria errado assumir que os resultados obtidos em ratos serão os mesmos obtidos em humanos.

Já a nutricionista Anna Denny, da British Nutrition Foundation, disse que não há uma "fórmula mágica" contra doenças do coração e câncer.

"Frutas e legumes com níveis mais altos de componentes saudáveis não devem ser vistos como um substituto para uma dieta saudável equilibrada", afirmou.

Fonte: BBC Brasil

8 comentários:

Anônimo disse...

Esses cientistas não tem mais o que inventar.....

Caroline disse...

Nós temos que comer quantos kilos desse tomate para evitar o câncer ????

Anônimo disse...

Interessante, eu já vi inclusive pimentão roxo! Adorei a novidade, mais uma cor para a salada!

Anônimo disse...

Será que vai ser diposnibilizado para cultivo e comercialização?!

Anônimo disse...

Paid'égua, agora os paraenses podem tb comer tomate, pois esse tomate parece com o nosso açaí!!! eheheh

Anônimo disse...

Estou fascinada pela cor, daria uma salada muito bonita!!!

Anônimo disse...

Até essa novidade chegar aqui no Brasil, milhares já morreram de câncer.....

Anônimo disse...

BIZARRO!