quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sol - nossa vida

Um dos assuntos que mais me fascina é o Universo, devoro esse assunto com paixão, (ah, já estreiou no The History Channel a 2.da temporada da Série - Universo).
Vamos falar hoje sobre o Sol, nossa estrela, nossa vida!

Toda a energia solar que atinge a terra durante uma hora seria suficiente para abastecer o planeta por um ano, falta somente tecnologia para captar essa energia de maneira eficaz.

O Sol está na sua fase mais tranqüila dos onze de seu ciclo de atividades. Neste ano ele esteve excepcionalmente quieto, pois são 200 dias seguidos sem manchas solares observáveis.

O vento solar também está nos níveis mais baixos dos últimos 50 anos. Os cientistas não estão certos sobre o significado desta calma incomum, mas monitoram continuamente nossa estrela-mãe com um conjunto de satélites e telescópios.


A imagem acima é de um eclipse solar total fotografado em 1980 na Índia.



Uma gigantesca nuvem de plasma é expelida pela fina coroa solar a 60 mil graus Celsius. As áreas mais quentes do Sol, nesta foto, mostram-se quase brancas, enquanto aquelas em vermelho escuro são as mais ‘frias’.


Imagem em close das estruturas magnéticas na superfície solar realizada em 2003.


Uma mancha solar e a superfície granulada do Sol em 4 de agosto de 2003.


Esta imagem em cores falsas de três camadas mostra um período de atividade moderada da coroa solar. As cores mais vivas mostram as áreas mais ativas e o azul e verde mostra o plasma mais frio.



Fotos do sol foram feitas durante seis dias, à partir do dia 27 de junho de 2005, e colocadas em seqüência para formar este filme.

Chama numa região ativa mesmo perto do limbo solar no dia 30 de setembro de 2001. Fragmentos de uma proeminência pairaram sobre as regiões.

Imagem de uma erupção de um filamento solar em julho de 2000. O material escuro aqui é relativamente esfria, enquanto o material luminoso está mais quente que um milhão de graus.

8 comentários:

Anônimo disse...

wow, very special, i like it.

Anônimo disse...

very cool.

Anônimo disse...

WOW, magnificas essas fotos! Adorei!

Anônimo disse...

É um assunto fascinante mesmo....

Anônimo disse...

Os cientistas estudam o Universo a milhares de anos, e sempre tem o que descobrir, é um assunto inesgotável...!!!!

Anônimo disse...

É um tema intrigante e incessante !!!

Anônimo disse...

O que eu gosto do assunto universo são as cifras astronômicas! Como diria Jô Soares, entendeu o trocadilho???? hehehehe

Anônimo disse...

Essa última foto até parece uma flor, lindo, impressionante!!!