terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mulheres comedoras de pedras

Pesquisa investiga hábito de quenianas de comer pedras

As pedras são vendidas em um mercado popular em Nairóbi
Especialistas estão procurando respostas para explicar o hábito de quenianas que costumam comer pedras, especialmente durante a gravidez.
A compulsão por comer coisas estranhas e normalmente não consumidas como alimento é uma síndrome conhecida como pica.

O nome tem origem na palavra em latim pega, nome de um pássaro que seria capaz de comer qualquer coisa.

No Quênia, o hábito de comer pedras - conhecidas como odowas no país - é tão comum que pesquisadores da Universidade da Nigéria entrevistaram cerca de mil grávidas pacientes de uma clínica de pré-natal do hospital de Nairóbi.

Pelo menos 800 das mulheres entrevistadas afirmaram que comem terra, pedras e outras coisas que não são alimentos comuns.

De acordo com os especialistas, o desejo de comer as pedras por parte das mulheres é resultado de uma deficiência em minerais vitais, como o cálcio, no corpo.

"Infelizmente, essas pedras não oferecem muito cálcio", diz a nutricionista Alice Ndong. "Elas oferecem outros tipos de minerais como o magnésio, mas pouco cálcio."

Gosto

Ndong afirma ainda que, além de pouco cálcio, as pedras têm pouco gosto.

"É um gosto agradável. Não é salgado, doce ou com algum sabor especial", diz a nutricionista. "É quase como comer farinha."

As odowas são facilmente encontradas à venda no mercado Gikomba, em Nairóbi. Entre barracas que vendem peixes e objetos usados, o mercado possui vendedores especializados na venda das pedras.

Segundo um deles, Stephen Ndirangu, não é surpresa ter as mulheres como suas principais clientes.

"Muitas delas compram minhas pedras e as vendem para mulheres grávidas", disse.

Ndirangu conta que um saco de 90 quilos das pedras é vendido por cerca de US$ 6 (pouco mais de R$ 10).

As pedras são vendidas em um mercado popular em Nairóbi

Conseqüências

A nutricionista esclarece que as pedras são macias e não prejudicam os dentes das mulheres – ao contrário, por causa de sua natureza abrasiva, as pedras limpam os dentes à medida que são mastigadas.

Apesar disso, Ndong alerta que isso não pode ser usado como desculpa para comer pedras já que o hábito tem conseqüências prejudiciais.

"Se alguém come essas pedras sem tomar água suficiente, pode ter uma constipação severa e causar problemas no fígado e nos rins porque a massa formada pelas pedras não consegue ser expelida", afirmou.

A nutricionista diz ainda que comer as pedras é "como comer metal" – porque não são alimentos, as partículas não são digeridas tão bem como frutas ou vegetais.

Por isso, os especialistas alertam as mulheres que possuem o hábito de comer pedras a ignorar os desejos para o bem de sua própria saúde.

Segundo os especialistas, as mulheres devem manter uma dieta equilibrada e não ficar presas ao mito de que, por causa das transformações que ocorrem no corpo, elas precisam de pedras e terra.

Desejo

Apesar do alerta, muitas mulheres dizem que não conseguem parar de comer as odowas.

"Eu tenho essa necessidade de comer as pedras", contou à BBC Nancy Akoth, que está grávida de quatro meses. "Faço coisas loucas, posso até acordar no meio da noite para procurá-las para comer."

Akoth diz que que consultou o médico, que receitou um complemento de ferro por acreditar que ela estava com deficiência do mineral no corpo. "Ele me deu a medicação, mas continuo tendo os desejos de comer as pedras", afirma.

O desejo parece não atingir apenas as grávidas. Sylvia Moi deu à luz há 14 anos e diz que ainda considera as pedras "irresistíveis". Ela conta que gostaria de largar o hábito, mas que não consegue parar de comer as odowas.

"Não consigo ficar sem", afirma. "Andar sem as pedras faz com que eu me sinta mal, como se estivesse faltando alguma coisa ou como eu se estivesse com fome."

Fonte: BBC Brasil

10 comentários:

Anônimo disse...

Caraca meu! que coisa estranha! Se vê de tudo nesse mundo!!! Como diria minha falecida Vó; "É o fim do mundo!", hehehe

Anônimo disse...

Só posso dizer uma coisa: BIZARRO!!!

Anônimo disse...

Ao comer isso deve dar uma sensação ruim nos dentes!!!

Anônimo disse...

Interessante e chocante para a "nossa" cultura, coloco entre aspas pois nós brasileiros não temos nossa cultura própria, somos uma mistura de outras culturas, inclusive desta!!! Por isso acho que o Brasil não tem jeito, junto tudo e não sabe nem o que é!

Anônimo disse...

Acho isso coisa de doido, mas para quem as vezes não tem o que comer, quem sabe uma sopinha de pedra!!!

Anônimo disse...

Tú imagina isso na hora da saída, deve ser tipo as avenidas de Belém, um congestionamento só!!! argth!!

Anônimo disse...

Totalmente B-I-Z-A-R-R-O !!!! mas mesmo assim, é muito interessante a cultura e tradição de outro país....

Anônimo disse...

Alguém já disse pra Amy Winehouse que essas pedras viciam ???? huahuahuahuaa

Anônimo disse...

Será que o careca do programa comidas exóticas experimentaria??? Andrew, uma dica para seu programa!

Anônimo disse...

Eu ia comentar: será que não tem outra coisa para elas comerem?! Daí me toquei que elas estão no continente que pessoas, muitas pessoas morrem de fome, mas comer pedras??????