quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Van Gogh

Para quem pediu os girassóis de Van Gogh e para quem visita esse Blog, veja aqui as pinturas de girassóis feitas pelo gênio Van Gogh entre agosto de 1888 e janeiro de 1889.

A tela acima, datada de agosto de 1888 foi destruída pelo fogo na segunda guerra mundial.







Curiosidades:

Van Gogh pretendeu decorar o quarto de Gauguin com estas pinturas em uma então chamada, “casa amarela” a qual alugou em Arles, no sul de França.

Gauguin e Van Gogh trabalharam juntos entre outubro e dezembro 1888. Este escreveu à seu irmão Theo em agosto 1888:

“Estou trabalhando duro, pintando com o entusiasmo em um Marseillais comendo bouillabaisse, não surpreenderás quando souber que estou pintando alguns girassóis. Quando concluir esta idéira, haverá uma dúzia de painéis. Assim o trabalho completo será uma simfonia de azul e amarelo. Estou trabalhando na tela do girassol a cada manhã, porque as flores desvanecem-se rapidamente, agora estou no quarto (4º) retrato de girassóis com um grupo de 14 flores… dá um efeito singular.”

As flores morrendo são construídas com pinceladas grossas (impasto). O impasto invoca a textura das semente-cabeças.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pôxa, demorou hein Atuante ??? Até que enfim, os famosos "Girassóis"...

Anônimo disse...

Não existe no mundo gênio igual....

Anônimo disse...

Eu não gosto muito de van Gogh, mas tenho que admitir, esses quadros de girassóis são extremamente lindos...