domingo, 30 de novembro de 2008

Jupiter, Vênus e Lua

Tríplice conjunção: Vem aí o maior show celeste do ano!

Quem costuma dar uma olhadinha e apreciar as belezas do céu noturno já reparou: logo que o Sol se põe, dois gigantes pontos de luz estão chamando bastante a atenção, até mesmo das pessoas mais leigas. Noite após noite esses pontos estão se aproximando um do outro e culminarão na mais bela tríplice conjunção do ano. Um espetáculo de encher os olhos!

Conjunção Vênus e Jupiter

Os dois pontos de que estamos falando são os planetas Júpiter e Vênus, que a cada dia parecem estreitar mais as distâncias que os separam no céu. Vênus, com seu esplendoroso brilho de -4 magnitudes é um farol no céu, enquanto Júpiter, logo acima, não deixa por menos e também brilha forte com -1.6 magnitude.

Olhar os dois planetas bem próximos é de sem dúvida um belo espetáculo celeste, mas o movimento de convergência parece não cessar e continua em ritmo acelerado. Os mais observadores já perceberam: a distância entre eles está diminuindo muito rápido, por volta de 1 grau a cada noite. Em termos de comparação Isso equivale à largura visual de duas Luas cheias.

O espetáculo é maravilhoso e provocativo e todas as noites a distância diminui. Se continuar assim, o que vai acontecer?

A resposta é simples. No dia 29 de novembro (sábado), acontecerá o ápice da conjunção quando a distância entre os planetas atingirá seu ponto mínimo, estimado em três graus de separação. A distância é tão pequena que você quase poderá encobrir os astros com seu polegar estendido. Sem dúvida, será um colírio para os olhos e não será surpresa se você ouvir alguns cliques fotográficos ao seu redor!

Essa história poderia terminar por aqui, com a dupla conjunção proporcionando um belo espetáculo do firmamento, se não fosse por um pequeno e importante detalhe: nossa Lua, teimosa, também resolveu participar do show...

E começa o espetáculo!
Na noite do dia 30 (domingo), enquanto a dupla de planetas ainda é um grande espetáculo, nossa Lua em fase crescente começa a dar o ar da graça, exatamente no local da dupla-conjunção e como não poderia deixar de ser, rouba a cena e cria uma tríplice-conjunção. Ainda tímida, com apenas 10% de seu disco iluminado, a crescente Lua não passará de um fio de luz abaixo dos planetas, mas a beleza proporcionada será rara. Neste momento os relógios estarão marcando aproximadamente 20h30 pelo Horário de Brasília.


Carta celeste - Tripla conjunção Lua, Vênus e Jupiter

No dia seguinte, 01 de dezembro, a Lua estará ainda mais alta no céu, desta vez acima de Mercúrio e Vênus. Nosso satélite estará 15% iluminado e os planetas estarão tão perto dele que bastará o polegar estendido para tapar a visão do conjunto. O cenário não poderia ser mais belo, com os três astros formando um triângulo isóscele com um astro em cada vértice.

O show da tríplice-conjunção poderá ser visto de qualquer parte do mundo, por isso não serão poucos os cliques que serão disparados contra o céu!

O show não pode parar!
Se você estiver observando o trio de astros através de binóculos, luneta ou telescópio aproveite e dê uma olhada ao redor da Lua. Apesar dela estar na fase crescente, você conseguirá perceber uma imagem tênue da Lua cheia, quase apagada. Esse fenômeno é chamado de "Brilho de Vinci", pois foi explicado pela primeira vez pelo gênio Leonardo da Vinci: os raios de Sol atingem a Terra e são refletidos contra a superfície escura da Lua, produzindo uma tênue luz que ilumina fracamente o terreno, permitindo ver todo o disco lunar.

É isso. Se você não tinha o que fazer por essas noites, encontrou. Reserve esses dias, faça observações e capriche nas fotos. Não é sempre que a natureza nos dá essa chance. Bons céus!

Veja a seguir o mapa do céu de Belém às 19:30 de 30/11/2008:

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu viontem, foi realmente impressionante...lindo

Anônimo disse...

Eu tb vi...foi sensacional

Anônimo disse...

Tb vi, tentei tirar umas fotos, mas não saíram muito boas...Atuante, vc tirou alguma foto dessa maravilha ontem ???