sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Lua de Saturno

Lua de Saturno tem colunas de vapor d'água e gases, diz pesquisa.

Na superfície de Enceladus, uma lua de Saturno, existem colunas de vapor d'água nas quais são produzidos jatos de gases de alta densidade, segundo uma pesquisa publicada na revista científica britânica "Nature".

Os pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos) chegaram a esta conclusão após analisar as imagens captadas pela sonda Cassini (projeto conjunto da Nasa e da Agência Espacial Européia) em sua passagem por Enceladus.


A lua Enceladus, de Saturno


Quando a sonda Cassini voou próxima à Enceladus, em 2005, captou uma coluna de vapor de água escapando por rachaduras próximas a seu pólo sul.

A equipe, liderada por Candice Hansen, detectou quatro jatos de gás de alta densidade que se destacavam no meio da coluna de vapor d'água. A posição deles coincidia com outros de pó captados anteriormente.

Os pesquisadores sugerem que a fonte desta coluna de vapor seja água líquida com gás acelerado à velocidade supersônica em canais que atuam como a boca de uma mangueira.

Fonte: (1)

3 comentários:

Anônimo disse...

Que impressionante !!!

Anônimo disse...

Jó podemos ir visitar a Lua de Saturno, pelo menos água tem por lá...

Anônimo disse...

Vapor d´água em velocidade supersônica.....caracaaaaaa