terça-feira, 16 de setembro de 2008

Livro de Física


Sou acadêmico de Engenharia de Produção na UNAMA e o livro de física que mais utilizo são os da coleção em 3 volumes do Tipler, o texto é de fácil compreensão e os exercícios são muito intuitivos, por isso recomendo aos acadêmicos.
Ainda não tive oportunidade de adquirir a coleção para mim, mas em breve o farei.


Física para Cientistas e Engenheiros
Vol. 1 - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica
Vol. 2 - Eletricidade e Magnetismo, Ótica
Vol. 3 - Física Moderna: Mecânica Quântica, Relatividade e a Estrutura da Matéria


Este novo texto ficou mais realista e mais empenhado em utilizar ferramentas motivacionais de aprendizado para um curso introdutório de física baseado no cálculo.

Os autores tiveram o cuidado de examinar e refinar cada aspecto do livro com o objetivo de ampliar a compreensão do estudante e conduzi-lo ao sucesso.

Todos os exemplos foram analisados, e etapas foram adicionadas sempre que uma hipótese tenha sido utilizada; foram incluídas novas Notas e, quando apropriado, alterada a seqüência na solução de exercícios e apresentados novos diagramas de corpo livre.

As respostas foram agora destacadas com um quadro, de forma a torná-las de fácil consulta. As novas características do texto incluem a Verificação dos Exercícios, que oferece um teste rápido, ajudando os estudantes a analisarem suas respostas com lógica.

Esta edição também inclui dois tipos de exemplos específicos que oferecem aos estudantes oportunidades ímpares na solução de problemas. Os exemplos com a indicação "Tente resolver este exemplo sozinho" estimulam os estudantes a serem disciplinados na solução de um problema, e a indicação "Coloque-o no Contexto" indica que o exemplo se aproxima dos cenários da vida real que eles poderão encontrar como cientistas.

A qualidade e a clareza dos problemas ao final de cada capítulo receberam extremo cuidado. Cerca de 20% dos 4.500 problemas são novos. Os problemas conceituais foram grupados no início de cada conjunto de problemas, e uma nova categoria de problemas envolvendo Estimativas e Aproximações foi introduzida para encorajar os estudantes a pensarem mais como cientistas ou engenheiros.

As respostas aos problemas ímpares são fornecidas no final da obra. Esta nova edição de Física tem uma série de características de forma e edição que tornam o livro uma valiosa ferramenta de ensino. Aspectos importantes da última edição foram revisados e algumas novas características foram introduzidas para que o texto ficasse mais envolvente, convidativo e atualizado.

Agora cada capítulo começa com uma questão que é respondida através de um exemplo resolvido no interior do capítulo. Esse aspecto pedagógico expõe o estudante ao material do capítulo, e desperta sua motivação para a solução do problema.


P.S.: Como "todo" livro de física, as respostas dos exercícios são apresentadas somente para as questões ímpares, que na minha opinião deixa muito a desejar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu já comprei os 3 volumes, é muito completo...

Anônimo disse...

O Tipler tem uma didática fenomenal....