segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira


Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".

Confesso que ainda não li o livro, porém vou começar a ler hoje a noite, pois quero antes de assisitir ao filme nos cinemas, concluir a leitura.


O Filme estreiou dia 12 nos cinemas do país, aqui em Belém até o presente momento ainda não está em cartaz, será que virá???

Ensaio Sobre a Cegueira - Drama - 16 anos.

(Blindness) Canadá/Brasil/Japão, 2008. Direção: Fernando Meirelles. Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal. Duração: 121 min.


www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que não vai vir aqui pra Belém ??? éguaaaaa

Anônimo disse...

Se o filme seguir a mesma linha do livro, será muito interessante....