quarta-feira, 18 de agosto de 2010

É Isto Um Homem?

LEVI, PRIMO – É ISTO UM HOMEM?

image Nascido em Turim, na Itália, em 1919, era químico por formação. Nascido numa família judaico-piemontesa, foi denunciado aos nazistas e enviado para Auschwitz, de onde foi libertado pelos russos. Narrou sua experiência em vários livros premiados. Suicidou-se em 1987.

A memória é testemunha e não juiz nesta obra-prima do escritor italiano Primo Levi (1919-1987). Em 'É isto um homem?', Levi conta seu sofrimento num lager, campo de extermínio, sem contudo apiedar-se do seu destino, ou tentar vingar-se, aproveitando-se do distanciamento seguro da narração. Deportado para Auschwitz em 1944, o escritor foi um dos três judeus, em 650 companheiros de infortúnio, a sobreviver, retornando à Itália e a seu trabalho de químico em 1945. O desejo de melhor compreender esta terrível experiência, no entanto, o impulsionou a escrever nove relatos, entre ensaios, poemas e justamente 'É isto um homem?'

Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objetividade, a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta. Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus.

Mais um livro que tem como pano de fundo a 2ª guerra mundial, um dos assuntos que mais gosto de ler para “entender” a infinita ignorância dos homens.

Nenhum comentário: