sexta-feira, 25 de junho de 2010

Eu Sou o Último Judeu

Eu Sou o Último Judeu - Treblinka (1942-1943)

"Estamos preocupados, pois o trem fez meia-volta. Olhamos uns para os outros. O que está acontecendo? Constato que estamos perdidos. É o fim." Chil Rajchman, em um dos muitos momentos em que achou que seria assassinado.

Nenhum campo de extermínio foi tão longe na racionalização do assassinato em massa quanto Treblinka. Lá, cerca de 750.000 judeus foram mortos. Apenas 57 sobreviveram. Chil Rajchman foi um deles.

Por dez meses, sobreviveu ao absoluto terror. Carregou cadáveres em decomposição. Extraiu dentes dos mortos para que os nazistas aproveitassem o ouro, lavando-os em vasilhas cujos restos de água sanguinolenta mataram a sede de outros prisioneiros. Testemunhou suicídios, empalamentos, centenas de execuções. Foi chicoteado diariamente, teve tifo, sarna.

Em agosto de 1943, Chil e outros prisioneiros conseguiram pôr em prática um plano de revolta. Ele foi um dos últimos judeus a escapar de Treblinka. Seu relato avassalador e detalhado, escrito ainda durante a guerra e até agora inédito, vem a público acompanhado por fotografias, mapas e a planta do campo de extermínio.

Um importante testemunho do que preferíamos esquecer, mas não podemos.

image

 

“Este texto poderia ter sido publicado há 60 anos. Poderia também nunca ter sido publicado. De todos os testemunhos da máquina de extermínio nazista, este é um dos mais excepcionais, escrito antes do fim da guerra por um homem que foi ao mesmo tempo uma testemunha, uma vítima e um sobrevivente.” 
Libération

Saiba mais aqui!

Já coloquei esse livro na minha Whishlistr - http://www.wishlistr.com/newstein/

5 comentários:

Mi Müller disse...

Báh também vou colocar na minha wishlist, não conhecia este livro, mas adoro esta temática. Tenho " A sobrevivente" do Tyalor Diniz que conta a história da Hertha Spier ela vive aqui em Porto Alegre, fui conhecê-la no lançamento e foi uma emoção grande tocar aquelas mãos, ver a tatuagem com o "código" de identificação que os nazista a impuseram, sempre me emociono com estes relatos.

estrelinhas coloridas...

p.s. também não conhecia este site Wishlistr, mas já corri lá. Ótimo!

Caroline disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk, tu sabe o porquê....

You and Me disse...

Ola! Tudo bem?? Nossa, amei seu blog!!! Irei visitar com frequencia!!!
Eu tb tenho um blog sobre livros, entra la.
Http://alinedal.wordpress.com
BJo

Newstein disse...

Olá Aline, visitei seu blog e achei maravilhoso, já linkei em meu blog!

Abraços!

Zuleide disse...

Newstein, vc gosta muito de livros que falam da segunda guerra, não é mesmo?