quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Arte com fita Adesiva

O artista ucraniano Mark Khaisman, de 51 anos, descobriu como unir seu trabalho à sua paixão pelo cinema: ele recria cenas de seus filmes favoritos usando apenas fita adesiva.

Sobrepondo pedaços do material, e depois aplicando-os sobre um painel iluminado, ele recria os efeitos de luz e sombra de cada cena.

Khaisman, que é radicado na Filadélfia, nos Estados Unidos, chega a usar até cem metros de fita e passa em média uma semana para realizar cada quadro.

Clássicos do cinema noir (como O Anjo Mau) e filmes de suspense (Os 39 Degraus, de Alfred Hitchcock)são seus favoritos, mas ele também faz retratos de pessoas e objetos com o mesmo material.

Cada obra sua é vendida por até US$ 10 mil.
 imageO artista Mark Khaisman descobriu a paixão por criar cenas de seus filmes favoritos usando apenas fita adesiva. Aqui a atriz Lauren Bacall em 'Prisioneiro do Passado' (1947)

image
A técnica de Khaisman consiste em sobrepor as fitas adesivas para criar os efeitos de luz e sombra, e depois aplicar a imagem sobre um grande painel iluminado. Para as partes mais escuras, são necessárias até dez camadas de material.

image O artista ucraniano, radicado nos EUA, chega a usar até cem metros de fita para cada quadro, em cerca de uma semana de trabalho. Aqui, ele reproduz cena do filme 'Anjo do Mal' (1953).

imageClássicos do suspense são os favoritos de Khaisman, especialmente os de Alfred Hitchcock. Aqui, cena de 'Os 39 Degraus' (1935), o primeiro sucesso internacional do cineasta.

image Khaisman conta que em vez de fazer um rascunho da imagem a ser criada, ele trabalha diretamente com a fita adesiva sobre o quadro de luz. 'Faço uma ampliação da foto de uma cena e copio a imagem dali', diz.

image Khaisman também usa a fita adesiva para realizar retratos de objetos e pessoas. Seus quadros chegam a ser vendidos por US$ 10 mil.

Fonte: (1)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muita criatividade!