sexta-feira, 27 de novembro de 2009

As gafes do Cinema

A indústria cinematográfica gasta milhões de dólares com um filme cheio de efeitos especiais. Só que, aí, um louco por cinema descobre uma tatuagem na perna de um dinossauro em "Jurassic Park" e um cilindro de gás atrás de uma biga em "Gladiador". É verdade! O livro "Falha Nossa - As Maiores Gafes do Cinema", da Panda Books, revela 3.612 erros em mais de 100 filmes famosos. Pegue um saco de pipoca e prepare-se para se divertir com essas gafes de filmes campeões de bilheteria descobertas pelo "caça-mancadas" Cesar Kos, autor do livro.

Você não poderia imaginar que um distintivo no filme O Troco de final 6 pudesse incriminar um policial quando lhe é mostrado um com o final 7. E que tal um rolo de toalha de papel no filme Eclipse Total que diminui pela metade entre um corte e outro. Ou ainda, que um bolso pudesse mudar de lado numa camisa no filme Homem Aranha. E que tal três erros numa mesma cena do filme De Volta para o Futuro. Ou o operador de som escondido atrás de uma escada de um ônibus no filme Velocidade Máxima. Que tal duas pistolas sumindo no filme Matrix e depois aparecendo novamente. E o operador de Câmera aparecendo no reflexo de uma porta no filme Titanic
Sem falar nas outras grandes produções como Senhor dos Anéis, Harry Potter e tantas outras.

Pois é, tudo isso por incrível que pareça aconteceu nos maiores filmes feitos no mundo. Até mesmo os estúdios brasileiros não ficaram para trás. Em O Auto da Compadecida uma mão que não é de Chicó, não é da mulher do padeiro, não é do padeiro, não é do Bispo, não é do Padre, não é de Jesus nem é do Diabo. Uma mão que é de um membro da equipe, e que pode ser vista claramente segurando uma portinhola. No filme O Xangô de Baker Street um cigarro que muda de mão entre um corte e outro. Podemos ver também a equipe de filmagem nas cenas dos filmes dos Trapalhões e da Xuxa. Mas o melhor mesmo é o câmera, seu equipamento, tudo visto no reflexo de uma vitrine de uma loja no filme O Bicho de Sete Cabeças.

Antigamente os erros aconteciam por falta de equipamento sofisticado, edição não tão requintada. Mas depois da chegada dos efeitos especiais, e da verba milionária para os filmes, as tomadas puderam ser feitas várias vezes, e os filmes com qualidade digital chegaram em todas as casas onde cada um agora virou um caça-mancadas. Assim a probabilidade de erro aumentou, e a quantidade também, e os diretores nem se preocuparam com isto, o que nos deu um prato cheio.

image

Site Falha Nossa (http://www.falhanossa.com.br/);

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho minha própria lista de erros de filmes, é hilário e grotesco!

Mathias disse...

HAhaha, os caras gastão milhões de doletas para dar essas mancadas, ninguem merece. hahahahaha