quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Guernica

Lançamento do Livro: Guernica - A História de um Ícone do Século XX, com previsão de lançamento para 21/08/2009.
image Sinopse
O quadro de Picasso, chamado Guernica, foi pintado em 1937, em meio à Guerra Civil Espanhola, considerada o ensaio para a Segunda Guerra Mundial. Ao longo dos anos, ele foi usado como bandeira antifascista, teve exposição no Brasil, fez parte da coleção de arte moderna do MoMA, em Nova York, indo para a Espanha apenas em 1981. Em 2003, mostrou sua força em meio à discussão da guerra do Iraque. Este livro, é um relato envolvente sobre esta obra que se tornou conhecida mundialmente como um grito simbólico pela paz.
Detalhes da Edição
Título: Guernica
Subtítulo: A História de um Ícone do Século XX
Autor: Gijs Van Hensbergen
Tradução: Beatriz Horta
Editora: José Olympio Editora
Ano: 2009
Idioma: Português
Guernica, a cidade que virou quadro
A Espanha estava em plena guerra civil. Chegara a hora do general Francisco Franco, que acabou “levando a melhor” no conflito e estabeleceu um regime ditatorial no país.
picasso_guernicaAlvo de um ataque da força aérea germânica-italiana, a cidade de Guernica, localizada ao norte da Espanha, foi bombardeada na segunda-feira 26 de abril de 1937. O saldo: quase 2 mil civis mortos.
Picasso, que morava em Paris em 1937 e já era uma celebridade na época, ficou chocado com a notícia da tragédia em seu país. E Guernica (o quadro) surgiria de uma encomenda do Governo da Frente Popular da Espanha – que precisava arrecadar fundos para prosseguir lutando contra Franco.
Picasso iniciou o hercúleo trabalho de pintar a tela, que tem 3,5 metros de altura por 7,8 metros de largura, em 1° de maio, para que fosse levada à Exposição Universal de Paris de 1937, que aconteceria menos de um mês depois.
Após ser apresentado ao mundo por um período de dois anos, Guernica acabou ficando nos Estados Unidos durante quase quatro décadas, em virtude da entrada da Europa na Segunda Guerra Mundial. Hoje, o quadro está em exposição no Museu Rainha Sofia, em Madri.

2 comentários:

Carol Meira disse...

Bonito quadro, apesar de eu não ser muito fã de Picasso...

Kaká disse...

!!!!!! :-)