quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como Vejo o Mundo

image Como Vejo o Mundo – Albert Einstein: Neste livro, Einstein procura ressaltar seu ponto de vista sobre vários assuntos incluindo os problemas principais do homem, no campo social, político, religioso e econômico.

O livro tem seus bons momentos, mas em outras partes, se é que posso assim dizer, não são tão boas, pois descamba para uma literatura muito técnica; O livro é composto de coletâneas, tornando público diversas correspondências trocadas com personalidades da época, ponto de vista, opiniões e argumentações, etc., e talvez por isso, tenha a inconstância que já descrevi, mas o livro tem ótimas passagens na qual me permito transcrever a seguir (foi essa passagem que despertou minha curiosidade da leitura dessa obra):

“A pior das instituições gregárias se intitula exército. Eu o odeio. Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar aos sons de música, eu desprezo este homem... Não merece um cérebro humano, já que a medula espinhal o satisfaz. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível este câncer da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A guerra é a coisa mais desprezível que existe. Preferiria deixar-me assassinar a participar desta ignomínia.”

Em se tratando sobre o sentido da vida, Einstein descreve:

“Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver.”

Quanto à recomendação deste livro, posso afirmar que a leitura flui muito bem do início até a metade, ficando enfadonha da metade em diante, terminando melhor, sendo assim, classifiquei com nota 6,0 - Bom, mas reco­men­do com ressalvas.

2 comentários:

Carlinha disse...

Newstein, esse livro é como vc resenhou, bom de ler no início, fica chato do meio em diante e muito técnico, mas como vc ressaltou, tem ótimas passagens!

Marcílio Marques disse...

Vejo que vc gosta de Albert Einstein e eu tb! Estou seguindo sua sugestão, vou ler esse livro tb!