segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Sombra do Vento

A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

image Comecei a ler com um pouco de receio, talvez por não ser de um autor conhecido, mas como sou fã de Best-seller, essa leitura não poderia ficar de fora.

Tudo começa quando o pai de Daniel, um livreiro, o leva para visitar o Cemitério de Livros Esquecidos, um lugar sombrio e secreto no centro da cidade de Barcelona, lar de livros esquecidos, aguardando que alguém os descubra, foi aí que Daniel se depara com um exemplar do A Sombra do Vento de um escritor também espanhol – Julián Carax.

Daniel devora o livro e fica fascinado, parti então à busca de outros títulos do autor e descobre que tem alguém que está tentando dar cabo em todos os livros de Julián Carax e que o exemplar que Daniel possui pode ser o último existente. Diante disso inicia uma busca, coletando informações sobre a vida e a obra do autor que tanto lhe fascina. A estória é narrada num ritmo eletrizante, você quer ler mais e mais e mais...

Durante as investigações, Daniel se depara com um mendigo que o acode numa hora de infortúnio, este mais tarde acaba sendo chamado por Daniel para trabalhar com ele na livraria de seu pai e se junta na empreitada da investigação; Este atende pela alcunha de Fermín Romero de Torres, é uma figura enigmática, sua vida é cheia de mistérios e dono de uma lábia que até Daniel às vezes o invejava ou desejava ter para se safar das enrascadas, confesso que o personagem de me fez gargalhar várias vezes.

Com o desenrolar da estória, a investigação leva Daniel a crer que o mistério de Julián está relacionado de alguma forma com uma história de amor, logo no início do século, entre Julían e uma jovem filha de um rico morador de Barcelona, a investigação segue em frente e em certos momentos, me pareceu como se fosse uma das estórias de Agatha Christie, pois eu ficava arriscando uns palpites: “Ah! fulano que está queimando os livros”, “Esse já morreu, não pode ser”, “Ah, já sei agora...” O que sei agora, é que minhas suposições não estavam corretas, com a exceção de uma, que não vou falar, caso contrário, iria acabar com sua leitura. O livro tem um final surpreendente, maravilhoso, uma narrativa de amor e sentimentos.

Li, com certeza irei reler daqui uns tempos e recomendo, pois será um tempo muito bem empregado nessa leitura.

 

 

4 comentários:

Marica Clara disse...

Já li esse livro há um certo tempo mas recordo de suas belas passagens de amor, passagens que transmitiam sentimentos para mim, como leitora! Recomendo muito esse livro!

Carlos Augusto disse...

Newstein, já li esse livro, ele é ótimo, agora estou lendo O Jogo do Anjo, não vejo a hora de terminar.

Anônimo disse...

Livro lindo, maravilhoso, de leitura sem igual!

Markus disse...

Amo, amei e sempre amarei esse livro, é um livro que fala de livro, tem coisa melhor?