sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Misterioso Caso de Styles

Projeto Agatha Christie

image O MISTERIOSO CASO DE STYLES - O primeiro livro escrito pela Rainha do Crime, como ficou sendo conhecida mais tarde. Foi neste livro que Agatha Christie apresentou ao mundo o que seria um dos grandes detetives de suas narrativas, Hercule Poirot, belga, baixinho, cultivador de um bigode fino e possuidor de células cinzentas excepcionais para desvendar os mais profundos mistérios policiais.

A estória do O Misterioso Caso de Styles é em torno do assassinato ou não de uma senhora rica moradora da Mansão Styles localizada na aldeia de Styles St. Mary, rodeada de parentes e serviçais. Durante a noite, algo chama atenção dos moradores da mansão onde se deparam com a Sra. Cavendish lutando contra a morte e vocaliza suas últimas palavras, o nome de seu último marido. Começa então a investigação para apurar os fatos. Seria uma morte natural ou um assassinato? Bem, quem nos vai dizer e responder essa pergunta e apontar o(s) responsável (eis) é nosso querido detetive, que por sinal tem um final surpreendente no sentido da elaboração e apresentação dos fatos com minúcias ocorridas, apresentando o veredicto final.

Logo no início da leitura acabei criando certo receio, pois os personagens ora eram apresentados pelo nome, ora pelo sobrenome, o que promoveu certa confusão na identificação dos mesmos, isso persiste ao longo da obra. Outro ponto que acredito ser relevante pontuar é que o detetive, diferente em outros livros da autora, quase não fornece pistas, o que torna meio chato a leitura (o bacana os livros da Agatha é justamente essa facilidade que ela tinha de nos “enrolar” e nos levar acreditar que o assassino seria esse ou aquele), mas esse fato pode ser perdoado, uma vez que esse livro, o primeiro, foi escrito em função de um desafio proposto por sua irmã: elaborar uma trama em que não fosse possível identificar o criminoso até os últimos instantes, o que realmente podemos comprovar nesse livro, Agatha venceu o desafio.

Essa leitura faz parte do Projeto Agatha Christie, idealizado pela Tábata do Blog Happy Batatinha.

Veja o livro e o meu perfil no Skoob.

Capas do livro

image image image image
imageimageimage

12 comentários:

Mariana disse...

Caro Colega, não tenho blog mas aderi a ideia e o projeto de vcs, já estou lendo também o primeiro livro - O Misterioso Caso de Styles.
Ah, parabéns pela resenha, de início tb me identifiquei com o que vc postou, os nomes e sobrenomes embaralham a leitura!

Fernanda Assis disse...

Oii,
Também estou participando do desafio, os 3 primeiros já estão la no blog. Este também não foi um dos meus preferido do Poirot não, mais foi legal por ser o primeiro e ver como ele conhece Hastings.

Abs,

Nanda.

Herculana disse...

Como professora de ensino médio estou apresentando esse projeto para meus alunos, o problema está na hora de conseguir os livros, não temos!

Marcos Menon disse...

Agatha Christie foi e sempre será a Rainha do Crime, ninguém até hj conseguiu ter um leque de livros policiais publicados e uma legião de fãs como ela! Viva Agatha Christie!

Antonio disse...

Que projeto bacana, também vou participar, tenho muitos livros da Agatha e assim, conseguirei completar minha coleção!

Beatriz Silva disse...

Atuante, concordo com você, este livro de Agatha Christie não é um dos melhores, apresar de ser o primeiro, ela deve ter aprendido com esse e melhorado os que seguem! Parabéns por participar do projeto!

Anônimo disse...

Oi, Jairo!

Uau! Legal ver que você tá curtindo o Projeto! O legal da cronologia é que a gente nota a evolução dos livros da Agatha. Seus livros são basicamente o mesmo roteiro (basicamente) e mesmo assim, ela surpreende sempre!

=)

Smacks!

Carmem disse...

Viva Agatha Christie, viva essa roda de leitores entusiasmados, viva a leitura!

Joaquim Henrique de Sá disse...

Amo ler, tenho us bons anos de leitura em minhas costas, esse assunto aqui de internet e blogs é novo para mim, fico feliz em saber que mesmo com tantas tecnologias de hj, vcs, jovens ainda tem, mantém e passm adiante o gosto, o sabor, o prazer da leitura, de um bom livro, de um bom autor!

Anônimo disse...

Aproveitem e conheçam o blog A Casa Torta, especializado em Agatha Christie, em

http://acasatorta.wordpress.com

Um abraço
Tommy Beresford

Anônimo disse...

O primeiro livro da Rainha do Crime, é perdoável por isso, mas não deixa de ser bom!

Laura disse...

Ótima resenha! Concordo contigo, a falta de pistas do Poirot deixou o leitor de fora neste livro, que foi impossível de tentar desvendar, mas ainda assim é um bom livro de estréia.