terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Esculturas em papel

Artista dinamarquês faz esculturas a partir de folhas de papel A4

O artista dinamarquês Peter Callesen se especializou em fazer obras de arte a partir de folhas de papel A4, transformando-as em intrincados objetos tridimensionais acompanhados de ‘sombras’ planas.

Callesen cria suas obras usando somente papel, um estilete e cola. O papel cortado é dobrado e colado para formar objetos que vão desde formas humanas e animais a construções.

O artista de 42 anos observa que as folhas de papel A4 são “provavelmente o meio mais comum e consumido para passar informações hoje”, mas que sua materialidade é raramente notada.

Para ele, suas obras preenchem um objeto neutro com diferentes significados, e o papel dá às esculturas “uma fragilidade que reforça o tema trágico e romântico” de seu trabalho.

O desenvolvimento de cada escultura pode levar até duas semanas. Depois de prontas, as obras de Callesen criadas a partir do papel são vendidas a preços que chegam a cerca de R$ 7.500.

Trabalhos de Callesen estão atualmente em exposição nos museus Trapholt e Kunstmuseet Køge Skitsesamling, na Dinamarca, e no museu Bellerive, em Zurique, na Suíça.

 

image

Com trabalhos expostos atualmente nos museus Trapholt e Kunstmuseet Køge Skitsesamling, na Dinamarca, o artista dinamarquês Peter Callesen se especializou em fazer obras de arte a partir de folhas de papel A4. Ele as transforma em intrincados objetos tridimensionais acompanhados de ‘sombras’ planas. (Acima, a obra Ressurection, 2008)

 

image

Callesen cria suas obras usando somente papel, um estilete e cola. O papel cortado é dobrado e colado para formar objetos que vão desde formas humanas e animais a construções. (Distant Wish, 2006)

 

image

O artista de 42 anos observa que as folhas de papel A4 são “provavelmente o meio mais comum e consumido para passar informações hoje”, mas que sua materialidade é raramente notada. (Impenetrable Castle, 2005)

 

image

Para ele, suas obras preenchem um objeto neutro com diferentes significados, e o papel dá às esculturas “uma fragilidade que reforça o tema trágico e romântico” de seu trabalho. (Half Way Through, 2006)

 

image

O desenvolvimento de cada escultura pode levar até duas semanas. Depois de prontas, as obras de Callesen criadas a partir do papel são vendidas a preços que chegam a cerca de R$ 7.500. (White Hand, 2007)

 

image

Trabalhos de Callesen também estão expostos no museu Bellerive, em Zurique, na Suíça. As obras dele também podem ser vistas no site www.petercallesen.com. (On The Other Side, 2006)

4 comentários:

Zilú disse...

Quanta criatividade!

Manuela disse...

Admiro pessoas que com coisas simples e baratas conseguem transformar-las em obras de arte.

Maruto disse...

Esse tipo de criatividade não se cria de uma hora para outra, acredito que isso é nato, apenas se aperfeiçoa.

Anônimo disse...

Dá para ganhar a vida com isso!