sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pinturas da Antiguidade Romana

Como os nobres da antiguidade romana relaxavam quando voltavam para casa à noite, após um dia cansativo fazendo política no Senado ou no Fórum? Em parte olhando para afrescos nas paredes de suas suntuosas residências na capital do império ou em cidades como Pompéia e Herculano.

"Os romanos ricos gostavam de criar um ambiente de sonhos em suas casas", comentou Eugenio La Rocca, curador da exposição 'Roma - Pinturas de um Império'.

No passado, os amantes das artes seriam obrigados a viajar a vários museus na Itália e fora do país para ver os afrescos: Nápoles, Pompéia, Roma, Sicília, o Vaticano, o Louvre, o British Museum, o Staatliche de Berlim e o Puskin de Moscou.

image Mas a exposição em Roma reúne tudo para o deleite dos apreciadores da pintura da era romana. "Não é uma exposição de arqueologia, mas de pinturas", disse La Rocca, guiando visitantes pela exposição, montada num edifício que no passado abrigava os cavalos e as carruagens dos papas e reis da Itália.

A exposição inclui 100 peças, em sua maioria afrescos de mansões romanas. Os afrescos foram descobertos nas redondezas de Roma e Nápoles a partir do século 17.

5 comentários:

Thais disse...

Ola Newstein!!! Parabens pelo blog! está muito interessante... pretendo ler bastante coisas!
Tenho um blog de origamis e desenhos... coloquei o seu link la ok?
bjos

Carlinha disse...

A arte italiana é bela em todas as cidades....

D. Jura disse...

Enquanto isso aqui no Brasil temos a exposição de corpos ceifados pelo banditismo!

Caroline disse...

realmente, temos no Brasil a obra de arte produzida pelos bandidos, especialmente nos morros do RJ... :-(

Maria Clara disse...

Que coisa linda, pena que os brasileiros não sabem apreciar as obras de arte nacionais, muito menos internacionais.....