quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lista de Schindler

Lista de Schindler é encontrada em biblioteca australiana

A lista de 801 judeus foi encontrada no meio de seis caixas de papéis do escritor Thomas Keneally

Uma das páginas da lista encontrada na Austrália

Uma lista de judeus salvos dos campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra Mundial pelo industrial alemão Oskar Schindler foi encontrada em anotações de pesquisa numa biblioteca australiana e começará a ser exposta publicamente nesta terça-feira, 7.

A lista de 801 judeus foi encontrada no meio de seis caixas de papéis que pertenceram ao escritor australiano Thomas Keneally, autor do livro A Lista de Schindler, que foi adaptado ao cinema por Steven Spielberg no filme do mesmo título, vencedor de Oscar.

O documento amarelado de 13 páginas foi encontrado em meio a anotações de pesquisa e recortes de jornais alemães por um pesquisador na Biblioteca de Nova Gales do Sul, em Sydney. O estudioso vasculhava caixas de manuscritos adquiridas pela biblioteca em 1996.

A lista, que revelou ser uma cópia feita com papel carbono de uma lista redigida por Schindler de trabalhadores judeus que ele ajudou a escapar do Holocausto, será exposta publicamente a partir de terça-feira, disse a biblioteca em comunicado à imprensa.

"A lista original foi datilografada às pressas em 18 de abril de 1945, nos dias finais da Segunda Guerra Mundial, e salvou 801 homens das câmaras de gás", disse o co-curador da biblioteca, Olwen Pryke, que encontrou a lista. "É um pedaço da história, um documento incrivelmente comovente." Uma porta-voz da biblioteca disse que não se sabe onde está a lista original.

Acredita-se que a lista tenha sido dada a Keneally por Leopold Pfefferberg, o nome de número 173 da lista, depois de um encontro casual do escritor com Pfefferberg na loja de malas deste em Los Angeles, em 1980.

Mas a porta-voz da biblioteca disse que acredita-se que a lista em questão seja uma de uma série de listas que Schindler teria feito e que não existe uma única lista definitiva de pessoas a quem ele salvou da morte.

Pfefferberg convenceu Keneally a escrever sobre Schindler, que morreu em 1974 e cujo heroísmo durante a guerra só veio à tona depois de ter sido documentada pelo escritor.

Publicado em 1982, o livro de Keneally foi transposto para o cinema em A Lista de Schindler, lançado em 1993 e estrelado por Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley. O filme recebeu sete Oscar.

Mais de 1.100 pessoas foram salvas por Schindler, nazista de carteirinha que dirigiu uma fábrica de objetos de louça em Cracóvia, na Polônia, durante a guerra, usando mão-de-obra judia.

Usando propinas e seu charme pessoal, Schindler convenceu as autoridades nazistas que seus operários eram vitais para o esforço de guerra e não deveriam ser enviados para os campos de extermínio. Ele usou todo o dinheiro que acumulara em sua carreira profissional para salvar as vidas dos operários.
Fonte: (1)

Nenhum comentário: