Cientistas gravaram o som de três estrelas semelhantes ao Sol usando o telescópio francês Corot. Segundo os pesquisadores, a gravação dos sons permitiu que se conseguisse captar pela primeira vez informações sobre processos que acontecem dentro das estrelas.
Os sons captados pelos cientistas revelam que as estrelas têm uma "pulsação" regular. Também é possível perceber que o som de cada uma das estrelas é levemente diferente das demais. Isso acontece porque o som das estrelas depende da idade, tamanho e composição química de cada um dos astros. A técnica de sismologia estelar, usada pelos cientistas nesta pesquisa, está tornando-se mais comum entre astrônomos, porque o som permite que se tenha uma idéia das atividades dentro das estrelas.
De acordo com o professor Eric Michel, do Observatório de Paris, a técnica já permitiu que pesquisadores tenham mais conhecimento sobre as estrelas.
"Esta é uma forma completamente nova de se olhar para as estrelas comparado com o que estava disponível nos últimos 50 anos. É muito animador", diz Michel.
O professor descobriu que a pulsação das estrelas é muito parecida com o que os cientistas imaginavam, mas há uma pequena variação. Essa variação pode indicar que os astrônomos ainda precisam refinar suas teorias sobre evolução estelar.
Os pesquisadores publicaram os resultados da pesquisa na revista científica Science. O professor Ian Roxburgh, do Queen Mary College de Londres, muitos cientistas estão tentando aperfeiçoar a técnica.
"Não é fácil. É como ouvir o som de um instrumento musical e depois tentar reconstruir a forma do instrumento", diz.
Ouça o audio (clique aqui) Link da BBC Brasil.
Fonte: BBC Brasil
5 comentários:
Nunca imaginei que as estrelas emitissem som...interessante !!!
Muito intrigante...estrelas que "pulsam"....
Égua, tb me amarro nesse assunto de estrelas, universo, etc. Interessante a notícia Atuante! Valeu!!!
Que animal, as estrelas tb pulsam! tum, tum, tum!!! Será que será uma mensagem enviadas por índios alienígenas???
Tenho uma curiosidade imensa por esse assunto!!! Pena que aqui no Brasil, com o sistema educaional falido, não temos tradição de formar grandes cientistas no campo da astronomia!!!
Postar um comentário