Câmera digital que tira fotos com 1,4 bilhão de pixels vai monitorar asteróides que ameaçam a Terra.
O Massachusetts Institute of Technology exibiu uma super câmera digital com capacidade de captar fotos com até 1,4 bilhão de pixels.
A câmera usa 4 sistemas ópticos com 1,8 metros de diâmetro e envia as imagens captadas para um data center gerenciado por um super computador.
O objetivo do projeto, que começa a funcionar a partir de dezembro, é monitorar o movimento de asteróides no espaço e emitir alertas caso algum objeto entre em rota de colisão com o planeta Terra.
A super câmera vai funcionar num observatório astronômico construído numa das ilhas do arquipélago do Havaí. A cada mês, a câmera terá fotografado todo o espaço visível a partir da Terra três meses.
Um aplicativo vai detectar qualquer objeto que tenha mais de 300 metros de diâmetro e calcular sua trajetória a partir da localização do objeto em diferentes fotos.
O equipamento faz parte de um projeto que visa proteger o planeja do impacto de asteróides e outros elementos que possam, em tese, ameaçar a vida da humanidade ou de parte dos seres vivos no planeta.
Apesar de poder calcular os riscos existentes no entorno da Terra, o sistema de observação não é acompanhado de nenhum projeto bélico que, em tese, possa destruir um asteróide em rota de colisão com a Terra, livrando o planeja de uma eventual colisão espacial.
Fonte: (1)
3 comentários:
E eu achava que minha 8 mp era uma das boas!
Agora posso dormir mais tranquilo sabendo que estaremos a salvo dos meteoros!!! hehehe
tô achando minha maquininha um lixo...snif, snif..
Postar um comentário