sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bibliotecas no Mundo

Biblioteca do Parlamento Canadense – (Bibliothèque du Parlement du Canada – Library of Parliament of Canada) – Ottawa (Canadá).

A Biblioteca do Parlamento Canadense surgiu originalmente em 1790, por ocasião da instituição das bibliotecas do Senado e da Câmara, ficando elas separadas até 1876. A estrutura da Biblioteca do Parlamento é uma exepcional adaptação canadense das salas capitulares de monastérios medievais, sobrevivendo ao grande incêndio de 1916.

A biblioteca do Parlamento foi construída entre 1859 e 1876, de acordo com os planos dos arquitetos Thomas Fuller e Quiliom Jones. Está entre as mais importantes obras de Thomas Fuller, um renomado arquiteto canadense.

Com mais de 600.000 títulos e 300 funcionários, a biblioteca atende às necessidades de informação, investigação e documentação do Parlamento. Sua coleção abrange centenas de anos de história e contém recursos úteis para responder às necessidades prementes do nosso tempo.

No Interior do edifício, a variedade de materiais, cores e ornamentos trabalhados à mão são característicos da arquitectura neogótica. Milhares de flores, máscaras e bestas míticas são esculpidas em madeira de pinho branco. O brasão de armas das sete províncias que existiam em 1876 e aqueles sob o domínio do Canadá estão representados sobre os lambris das galerias. No centro da sala está uma estátua de mármore branco da Rainha Vitória, no esplendor de sua juventude, um trabalho de Marshall Wood (1871).

Biblioteca do Parlamento

Biblioteca do Parlamento

Biblioteca do Parlamento

Biblioteca do Parlamento

Biblioteca do Parlamento


Exibir mapa ampliado

 
Exibir mapa ampliado

2 comentários:

gabi disse...

Nossa ! Quase me teletransportei pra lá agora! Fiquei tão abismada com tanta grandiosidade que penso, talvez se um dia eu tiver oportunidade de conhecer esse lugar posso ficar tão apegada que me mudo de vez :P
Tão linda!
Obrigada por compartilhar!

Newstein disse...

Olá Gabi, tudo bem?
Pois é, também tenho medo de um dia entrar numa biblioteca dessas e não querer sair mais...

Abraços!