Mostra austríaca traz história de bens roubados pelos nazistas
Uma exposição em Viena mostra a história de objetos e obras de arte roubados de famílias judias pelo regime nazista e que, mais tarde foram, restituídos aos seus donos originais.
A mostra no museu vienense MAK refaz a trajetória atribulada de objetos de dezessete famílias que foram confiscados pelos nazistas e usa os bens usurpados para mostrar a história de seus proprietários.
Entre os bens roubados na época nazista estão desde uma pintura do século 16 do famoso artista alemão Lucas Cranach até utensílios cotidianos, como uma bengala, móveis, livros e até uma coleção de botões.
Além de expor os objetos, o museu também mostra obras de artistas contemporâneos sobre o tema roubo e restituição e entrevistas em vídeo com descendentes dos proprietários originais.
Automóvel
Um dos objetos mais inusitados da mostra é um automóvel Fiat 522C de 1931, que pertencia, originalmente, a um casal de origem judaica e ilustra bem o tema da mostra.
O carro foi requisitado pela polícia nazista em 1938 e acabou como parte do acervo do museu vienense de tecnologia, que, em 2008, finalmente pagou a indenização devida à família. Um vídeo do artista Christian Philipp Müller mostra a trajetória do carro.
O vídeo é uma das catorze obras de artistas contemporâneos que foram feitas especialmente para a exposição em Viena.
O museu MAK é o palco ideal para a mostra, já que seus historiadores foram responsáveis por catalogar e restituir várias obras de arte tomadas pelos nazistas, um trabalho que continua até hoje.
A exposição fica em cartaz em Viena até o dia 15 de fevereiro de 2009.
Fonte: (1)
2 comentários:
Realmente até hj não entendo como os Judeus permitiram toda essa atrocidade!!!
Patrick, concordo com vc ao falar que não entende coomo se deixaram dominar pelos Nazistas!!!
Postar um comentário