segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fim de Semana no Rio

Neste fim de semana (17 e 18/10) estive no Rio de Janeiro, visitando minha querida “CÚnhada” e matando saudades de minha linda esposa e de meu filho que estão curtindo férias no Rio. Matei saudades também do meu sobrinho João, o que me chama de tio “Ogro”, tio “Ogrinhooooo”.

Foi um final de semana curto mas muito bem aproveitado, companhia ótima e muito divertida! Estou sem dormir de sexta para sábado, de sábado para domingo, “um pouquinho”, e de domingo para hoje, pouquinho no avião e um pouquinho em casa! Tô morto, mas tô feliz! Valeu!!!

”Nos matamos” de tanto comer num Restaurante que serve rodízio de comida mexicana e japonesa, pensa!!! No domingo fomos ao Friday’s, cozinha estilo norte americana e restaurante totalmente temático, “é o que há”.

Nesta “pequena férias” não podia deixar de lado outros assuntos que amo de paixão: LIVROS e o tema UNIVERSO! Sábado fomos ao planetário do Rio, vasculhamos tudo e asssitimo uma Sessão de Cúpula sobre o Sistema Solar, Eu, Cakkinho, Caroline, Flávia e o Litlle John, fomos a loucura, demais!!!!

Visitei a Mega Store da Saraiva (não me convenceu) comprei dois livros: O Vendedor de Armas e A Menina que não Sabia Ler!

Agora o que me convenceu e me emocionou foi a Livraria da Travessa no Barra Shopping, não é uma livraria, não é uma biblioteca, posso dizer que é uma biblioteca que vende livros, o lugar é lindo,  show, musica ambiente de matar, para onde se olha, livros, livros que se pode adquirir livros, entrei em parafuso!!!

Comprei para a Carol do Sabor do Livro, As Barbas do Imperador, para o Cakkinho, Diário das Invenções - Leonardo Da Vinci, em 3D, o Cakkinho pirou!!! Para minha querida CÚ, que está retornando ao Clube da Leitura, O Menino do Pijama Listrado e A Menina que Roubava Livros!

Depois fomos até a FNAC, que eu diria que ficou entre as duas anteriores, ou seja abaixo da Livraria da Travessa. Comprei para a Carol, A Casa dos Espíritos, O Ladrão de Raios e Alice no País das Maravilhas, estes dois últimos para lermos ao Cakkinho. Para minha Cú, mais um livro – A Casa dos Espíritos.

Vou postar algumas fotos na Livraria da Travessa:

 

1
Igor (Cakkinho) deliciando-se na seção de livros infanto-juvenis

2

Caroline (Sabor do Livro), Jairo (que vos escreve) e Igor (Cakkinho)

 

3
Minha querida Cú – Flávia e minha esposa, linda e maravilhosa!


4

Caroline, meu amor!

 

5

Na bancada dos livros que tanto adoro (2ª Guerra Mundial)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Documentário: O Martelo das Bruxas

image Em pesquisa a rede mundial de computadores deparei-me com um link que levou-me ao site da National Geographic – Nat Geo onde dia 18/07 (22:00) será exibido um documentário a respeito do O Martelo das Bruxas, onde pela primeira vez na história, uma equipe de investigação internacional tenta desvendar os mistérios do Malleus Maleficarum (Martelo das Bruxas). Escrito em 1485 e publicado em 1486 (ou 1487), por dois monges alemães dominicanos, Heinrich Kramer e James Sprenger, que se tornou uma espécie de "manual contra a bruxaria", este antigo e infame manual mudou a forma como o mundo via a maldade. Com instruções detalhadas de como descobrir, perseguir e punir as bruxas, o Malleus Maleficarum inspirou séculos de acusações e massacres em todo o mundo. Agora, através de profundas recriações e amplas entrevistas com estudiosos, levamos os telespectadores em uma jornada pela loucura para que se possa compreender melhor a origem, a legitimidade e a história do Martelo das Bruxas.

Neste dia estarei em viagem, mas vou programar para deixar gravando, assistirei na semana seguinte e postarei aqui minhas impressões.

Horários Alternativos para quem tiver interesse em assistir:

O MARTELO DAS BRUXAS – Canal Nat Geo 52 Sky

  • Domingo 18 de Julho 22:00

  • Segunda-Feira 19 de Julho 02:00

  • Sexta-Feira 30 de Julho 23:00

  • Segunda-Feira 30 de Agosto 03:00

    Informações obtidas na grade de programação da SKY, poderá sofrer alterações, consulte antecipadamente.
  • O Martelo das Feiticeiras

    É sabido que um dos assuntos que tenho muito interesse é sobre a Idade Média, ou também conhecida por Era Medieval e que pode ser subdividido em períodos menores como a Alta Idade Média e Baixa Idade Média. Tenho o maior prazer em pesquisar, ler e descobrir dados sobre esse período e uma dos assuntos que ronda minha curiosidade é a perversidade e insanidade da “Santa Inquisição” que de santa não teve nada! Mas deixamos a discusão de lado, pois futebol, religião e política não gosto de discutir. Deixe-me apresentar a vocês O Martelo das Feiticeiras, que foi o manual oficial da inquisição para caça às bruxas, lemos:

     

    image

    O MARTELO DAS FEITICEIRAS (Malleus Maleficarum) - é um dos livros mais importantes da cultura ocidental, tanto para os leitores que se interessam pela história quanto para aqueles que estudam a história do pensamento e das leis. Documento fundamental do pensamento pré-cartesiano, bem como um dos mais importantes depositórios das leis que vigoram no Estado teocrático, revela as articulações concretas entre sexualidade e poder, e por isso é uma peça única para todos aqueles que estudam a profundidade da psique humana e o funcionamento das sociedades.

    Durante quatro séculos este livro foi o manual oficial da Inquisição para caça às bruxas. Levou à tortura e à morte mais de 100 mil mulheres sob o pretexto, entre outros, de “copularem com o demônio”. Esse genocídio foi perpetrado na época em que formavam as sociedades modernas europeias. Um das consequências, apontadas pelos especialistas, foi tornar dóceis e submissos os corpos das mulheres posteriormente. O papa Inocêncio VIII nomeou dois dominicanos, os inquisidores Heinrich Kramer e James Sprenger, para julgar feiticeiras na Alemanha. Este último, deão da Universidade de Colônia, publicaria dali a dois anos, em 1484, com Kramer, prior de Salzburgo, a mais importante obra sobre demonologia da história, o temível Malleus Maleficarum (“O Martelo das Bruxas”), fonte de inspiração para todos os tratados posteriores, baseados em obras precedentes, entre as quais Formicarius de Johannes Nider, de 1435. Essa obra de Kramer e Sprenger atingiu 19 edições e foi aprovada pelo corpo docente da Universidade de Colônia. Dividia-se em três partes: A primeira discursava aos juízes, ensinando-lhes a reconhecer as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes. A segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando-os e explicando-os. A terceira regrava as formalidades para agir “legalmente” contra as bruxas, demonstrando como inquiri-las e condená-las. Ela tinha como princípio o preceito bíblico que diz: à feiticeira não deixarás viver. (Ex 22,18). A abertura da obra, focalizando as três condições necessárias para a bruxaria, nos diz: “Se crer em bruxas é tão essencial à fé católica que sustentar obstinadamente opinião há de ter vivo sabor de heresia.”

     

    image As Bruxas, na visão medieval

    Esse vai para a minha lista de desejos (My wishlist).

    sexta-feira, 2 de julho de 2010

    Bibliotecas no Mundo

    Biblioteca Nacional Milli Kütüphane (Turquia) – Visite aqui!

    imageMilli Kütüphane é a Biblioteca Nacional da Turquia, situada em Ancara. Milli Kütüphane tem uma das mais ricas coleções na Turquia. A coleção é composta de 1.701.377 itens. A Biblioteca Nacional da Turquia é uma das bibliotecas mais recentes no mundo. O trabalho da fundação da Biblioteca Nacional da Turquia teve início em 15 de abril de 1946 em um pequeno escritório no Ministério da Educação, Direcção e Publicações e em pouco tempo uma coleção de 8.000 obras foi compilado. Em 01 de abril de 1947 ele foi transferido para outro prédio e temporariamente o número de obras do acervo subiu para 60.000. Com o propósito de exibir a coleção mencionada, o edifício em Kumrular Street, em Ancara, que é usada atualmente como a Biblioteca Pública de Ancara, e da Biblioteca Nacional da Turquia foi aberto para os seus utilizadores em 16 de agosto de 1948.

    image
    image

    image
    Salão de Leitura Müjgan Cunbur: comporta para 459 pessoas

    image
    Salão de Leitura Adnan Ötüken : serve para 327 pessoas

    image
    Hall Leitura: serve para 68 pessoas

    turquia1